Igor Willcox Quartet
Igor Willcox Quartet é um grupo de Brazilian Fusion que tem cativado audiências em todo o mundo com suas performances eletrizantes e som inovador. Formado por Igor Willcox na bateria e composições, Erik Escobar no piano elétrico e sintetizador, Wagner Barbosa no saxofone e Ricardinho Paraiso no baixo, o grupo mistura perfeitamente jazz, funk e Brazilian fusion para criar uma experiência musical única e inesquecível.
As composições originais do Igor Willcox Quartet são um testemunho da musicalidade, espontaneidade e sinergia da banda. O grupo explora todas as formas de expressão musical, criando músicas que são tecnicamente impressionantes e emocionalmente cativantes. Suas performances são simplesmente instigantes, com cada músico contribuindo com sua própria voz única para o som da banda.
Igor Willcox Quartet se apresentou em alguns dos mais prestigiosos clubes de jazz ao redor do mundo, incluindo Yardbird Suite (Canada), The Jazz Room (Canada), The Rex (Canada), Frankie’s Jazz (Canada), Bourbon Street, Blue Note, Sescs, para citar apenas alguns. Eles também foram convidados a se apresentar em importantes festivais de jazz, como Nisville Jazz Festival (Sérvia), Bansko Jazz Festival (Bulgária), Summer Jazz Festival (Eslovênia), North City Jazz Festival (Sérvia), Panama Jazz Festival (Panamá), Santos Jazz Festival (Brasil), Play Jazz Festival, etc.
Seus álbuns têm recebido aclamação crítica, recebendo excelentes críticas de importantes sites de jazz como All About Jazz, World Music Report e Jazz World Quest.
“Igor Willcox Quartet é uma banda que desafia fácil categorização", disse Jazz World Quest. "Sua música é fresca e imprevisível, com cada música levando os ouvintes em uma jornada que é tanto cerebral quanto emocional."
A paixão do Igor Willcox Quartet pela música é evidente em tudo o que fazem, desde suas performances dinâmicas ao vivo até seus álbuns aclamados pela crítica. O grupo é um verdadeiro testemunho do poder do Brazilian Fusion, mostrando a profundidade e complexidade de seu estilo musical enquanto mantém um forte senso de integridade artística. Eles continuam a empurrar os limites do que é possível na música instrumental, ganhando uma reputação bem merecida como uma das bandas mais emocionantes na cena de Brazilian Fusion hoje.
Discografia
Live at Bansko Jazz Festival - Bulgaria
"A espetacular apresentação ao vivo do Quarteto Brasileiro Igor Willcox, Live at Bansko Jazz Festival 2022 (Bulgária), ocorreu durante o Bansko Jazz Festival daquele ano. Os quatro virtuosos são conhecidos por sua musicalidade inovadora, excelente interação e ritmo cativante, e o novo lançamento captura perfeitamente a intensidade e a vibração dessa impressionante performance ao vivo. Ouvimos uma coleção de músicas cativantes que foram lançadas anteriormente em álbuns de estúdio, agora aprimoradas pela espontaneidade brilhante impulsionada pelo baterista e líder da banda, Igor Willcox, que está se apresentando no auge ao lado de seus colegas músicos brilhantes. Ele alterna sem esforço entre ritmos rápidos e lentos, adicionando interessantes improvisações rítmicas, misturando textura e dinâmica com seu conhecido virtuosismo. O álbum é rico em solos inteligentes e divertidos. Erik Escobar nas teclas tem impressionantes intervenções solo de grande impacto em “Brotherhood”, “Message From Another Dimension”, UFO, “The Scare” “Thankful” e “Room 73”. O super saxofonista Wagner Barbosa está por toda parte liberando sua força criativa interagindo com seus companheiros de banda ou nos encantando com solos incríveis em “North City” e “Room 73” só para citar alguns. Glecio Nascimento no baixo ganha destaque em “North City”, “Room 73”. No geral, este é um álbum para os entusiastas do jazz fusion que ficarão entusiasmados ao ouvir um concerto único em inventividade, dinâmica e maestria." - Jazz World Quest - Canadá
Live at The Jaz Room - Canadá
"Com seu segundo lançamento ao vivo em tantos anos, o baterista brasileiro Igor Willcox continua exibindo - com partes iguais de flexibilidade e força de fusão - o alto nível de energia no centro de seu jogo. Acrescente a Terceira Lei de Newton - que para cada ação existe uma reação igual e oposta - e você tem uma leitura muito clara sobre o que é o Live at the Jazz Room (Canadá).
O quarteto - saxofonista Wagner Barbosa, tecladista / pianista Vinícius Morales e baixista Glécio Nascimento - inicia o processo com uma carga de funk / groove disparando em todos os cilindros de "Brotherhood", um dos quatro títulos, incluindo "The Scare", "Waltz for My" Love "e" Room 73 ", que também aparecem no album LIVE! em 2018! (Room 73 Records).
Mas se você se lembrar de não muito tempo atrás, algum sábio ou especialista postulou que a energia era a chave do jogo de Willcox, e isso é verdadeiro para suas três coortes. Barbosa e Morales são particularmente inflamáveis ("The Scare", "Room 73", "UFO"), enquanto Nascimento ("Julie's Blues") estala, rebenta e muda fundações com justaposição confiante. Sem rodeios, o balanço / fusion cinético de Willcox mantém tudo notavelmente unido ("Waltz for My Love", "Brad's Vibe" e o exuberante encerramento do set com, "Humpty Dumpty" de Chick Corea). No final, além da inegavelmente energizante escuta. , pode-se apenas saber quanto locais canadenses de seguro contra incêndio solicitaram quando esses quatro deixaram o prédio". - Mike Jurcovic - All About Jazz (New York)
Foto : Ze Cintra
LIVE!
O primeiro álbum ao vivo do quarteto do baterista brasileiro Igor Willcox, capta o espírito de uma banda fortemente soldada tocando em alta voltagem da forma mais apaixonada e interativa.
Dez faixas de interações inesperadas e criativas resultaram da força combinada de quatro músicos virtuosos, cada um deles contribuindo com suas habilidades inventivas para uma perfeita fusão de musicalidade e ritmos.
Os fãs do jazz fusion desfrutarão de um álbum de alta qualidade entregue por uma banda fenomenal, alimentada pela energia natural de mentes semelhantes tocando como uma voz singular”. - Jazz World Quest – Canadá